segunda-feira, 13 de agosto de 2012

AMIZADE



  Todo ser humano, ao longo de seu crescimento e evolução sob o aspecto da maturidade, vai formando um caráter, uma personalidade, consolidando assim características absolutamente peculiares quanto as suas atitudes e procedimentos, atitudes essas que não necessariamente vão agradar a muita gente.
 Com base neste discurso, posso afirmar que as pessoas que convivem comigo, ou mesmo as que conviveram e consequentemente conhecem minhas atitudes mais frequentes, bem sabem que eu sou bastante metódico. Cheio de teorias, conceitos, filosofias... (um chato). Interessante que eu faço uso de tudo isso na minha vida com regularidade e seguramente me ajuda muito.
  Duas dessas teorias formam meu pensamento no tangente ao tema amizade. Contrariando a muitos, numa delas eu afirmo que AMIZADE É COISA ABSOLUTAMENTE PASSAGEIRA. Por outro lado, entendo que ninguém é obrigado a ser meu amigo, porém para que eu assim considere alguém, há que se cumprir 2 pré-requisitos básicos: 1 - GOSTAR DE MIM DE VERDADE; 2 - PRECISA ME PROCURAR., PARA SABER DO MEU ESTADO. DISPOSTO A ME AJUDAR OU PEDIR AJUDA.
 Não tenho problemas em admitir que alguém pense diferente de mim, todavia... por enquanto não vejo outro caminho. Vou detalhar um pouco mais e justificar meu pensamento.
  Volte no tempo e lembre do período escolar. Por exemplo... 2º grau. No Brasil são 3 anos. É comum durante este período que pessoas com alguma afinidade se aproximem e vivam extrema cumplicidade. São capazes de ir a festas juntas, "aprontar" juntas, mentir uma pra mãe da outra, a fim de assegurar lazer aos membros da irmandade. Acaso alguém se envolva em algum desentendimento com pessoa alheia a este  relacionamento, é garantido que todo o grupo tomará as dores, por conta de uma subjetiva e verdadeira fidelidade que não está escrita em nenhum contrato, mas que funciona e muito, regida por um código de ética natural, inquestionável.  Enxergo aí que essas pessoas se gostam muito, regularmente se procuram e estão mutuamente comprometidas com todas as causas. Entendo que são pessoas amigas de verdade.
  Pois bem! O tempo passa, o 2º grau termina... e aí começa então a prova de sustentação dessa amizade. Vamos admitir que esse suposto grupo fosse formado por 5 membros. Naturalmente cada um vai seguir seu rumo, sua própria vida... no máximo uns 2 vão manter contato pelos anos seguintes. Talvez o primeiro ano após a conclusão ainda haja uma tentativa de manutenção do mesmo nível de relacionamento, porém 3 ou 4 anos depois... dificilmente estará mantida esta mesma afinidade. Obviamente cada um vai apresentar sua justificativa, com múltiplos argumentos. Quem nunca ouviu este discurso ensaiado: " - Poxa, a vida é tão difícil, não é, menina(o)? trabalho, faculdade, filhos... tanta coisa que a gente vai se afastando, não é? Tudo verdade. A vida realmente é muito difícil... ninguém tem tempo pra nada... mas basta lembrar que fulano de tal tem a informação que se necessita (objeto, endereço, conhecimento, habilidade) que logo volta àquela "amizade" rapidamente, com uma saudade jamais anunciada, jamais demonstrada durante esses anos de silêncio. Claro, não precisava. A tal amizade, que foi verdadeira por alguns anos, passou.
  Resolvi registrar estes que são pensamentos-pilares da minha vida. Vivo com isso na minha cabeça. Preciso dar carinho continuamente às pessoas que amo. Preciso demonstrar isso regularmente e não só na hora da minha necessidade. Por conta disso há pessoas que estão na minha vida há anos, pessoas as quais faço uso desta ocasião para agradecer por me aturarem com todas essas minhas manias e chatices (ninguém é perfeito), porém originais e verdadeiras, sustentáculo da nossa boa relação.

4 comentários:

  1. São essas manias e filosofias que fazem de você, você! E essa sua frase de que as amizades são passageiras ficou na minha cabeça por dias, eu pensava, pensava para ver se concordava ou não... mas o tempo traz respostas né PP!? Bom,só digo que admiro muito você, e acredite ou não, estamos sempre juntos! Porque tudo o que você é, e o que me ensinou estão sempre comigo! Um bjo de sua amiga, Steimbach!!!

    ResponderExcluir
  2. Aaaahhh pára, isso é coisa do Felippe mesmo, deu a volta ao mundo só pra falar que tá com saudade dos amiguinhos da infância e da escola !!!!
    Irmãozão, beijo no seu coração !!!! Tamu junto.
    Iiiihhh, olha a Steimbach ali em cima... Bj

    ResponderExcluir
  3. Iiiiiiiiih, mano!!! Vc precisa ler novamente, pois vc não entendeu minha msg. Nem de longe foi isso q eu quis dizer. Ainda assim agradeço o carinho e a atenção dada às minhas simples e sinceras palavras.

    ResponderExcluir
  4. PP vc me fez ficar c/olhos aguados, como boa saudosista, impossível não concordar com sua TEORIA de "AMIZADE PASSAGEIRA" .. mas tb concordo quando o Mário Quintana diz " Amizade é um amor que não morre" !!! Relações afetivas , são como plantas.. tem que cultivar ! E esse cultivo vem da ALMA, independe de tempo.. distância..
    Quantos estão lado a lado diariamente conosco e pouco se importam ?? e quantos distantes teoricamente estarão sempre disponíveis ??? Tem gente rodeada de gente e vive sozinha.. Tem gente vivendo solidão á dois.. Em resumo é o que penso..Sua amizade é uma grata surpresa !! Ao longo desse período de saída da LIGHT sempre trocamos figurinhas que "somam" e representam muito... " quantos muito mais próximos" na época que eu estava na LIGHT .. hj em dia talvez só lembram que já trabalhei lá um dia.. ! ?? é isso rsrsrs UM SUPER BEIJO !

    ResponderExcluir